quarta-feira, 26 de agosto de 2015

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

ASSUNTO: Reforma e contrarreforma.

1º) Cite e explique os três motivos que levaram a reforma.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) Muitos cristãos de várias origens sociais também estavam insatisfeitos com os abusos do clero. Entre os maiores críticos da Igreja naquela época estavam os reformadores...

a. Vasco da Gama e Pero Vaz de Caminha
b. John Huss e Wycliffe
c. São Francisco de Assis
d. As alternativas a e c estão corretas.

3º) Complete.

a.) Martinho Lutero foi um monge alemão que revoltou - se contra a venda de _______________________ e ousou discordar da Doutrina católica.

b.) Criou as ____________________________ que fazia duras criticas a igreja e as colocou na porta de sua paróquia.

c.) Lutero foi excomungado pelo papa e o imperador católico __________________________ mandou queimar seus escritos.

4º) Lutero fundou uma igreja e criou a ela uma nova doutrina. Dessas  doutrinas criadas e conservou dois sacramentos da igreja Católica quais foram eles? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5º) Cite duas doutrina da igreja de Lutero.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 4 de julho de 2015

Equações - part. 1


              Bom, eu fiz esse post porque hoje tive prova de matemática é teve muita nota baixa, por isso eu quis ajudar outras pessoas para que elas não enfrentem o mesmo problema.
              Primeiramente vamos conhecer o que é uma equação.  Equação é uma expressão numérica em que você irá ter que descobrir o resultado de um termo desconhecido. Numa equação deve ter sempre uma igualdade, ( que é representada pelo sinal de igual: =) uma incógnita (que representa o termo desconhecido. Ex: x, y). Por exemplo:

a) x+5=10 - aqui temos uma equação.        
b) x+y < y+y - aqui não temos uma equação.

             Como resolver uma equação?

        Resolver uma equação é muito simples, basta reconhecer o 1º e o 2º membro. Aí vem aquela perguntinha: Como assim?
         O primeiro membro é tudo o que vier antes da igualdade e o segundo membro é tudo o que vier depois da igualdade. Ex:

2 + x - 1 = 20

1º membro - nesta equação o primeiro membro é 2 + x - 1;
2º membro - nesta equação o segundo membro é 20;

         Após este reconhecimento, vamos "pegar" as incógnitas e colocar no primeiro membro, como no exemplo acima há somente uma incógnita então o x vai ficar só. E tudo o que não tiver incógnita no primeiro membro vai para o segundo membro trocando o sinal. ( se estiver negativo vai para o segundo membro positivo e se tiver positivo colocamos no segundo membro negativo.) Então vai ficar assim:

x = 20 - 2 + 1

E resolvemos normal. Assim:

x = 18 + 1
x = 19

Então chegamos ao final e podemos dizer que x é igual a 19. E como sabemos que está certo? É simples, vamos substituir o x da equação por 19 se o resultado for 20 estará certo. Ex:

2 + 19 - 1 = 20
21 - 1 = 20
20 = 20

       No próximo post veremos mais sofre equação e como podemos resolver esta: 2x - x = 20.


Beijos! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida comentem

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Curiosidades:

* Se você ou alguém da sua casa for picado por uma aranha, por que é tão importante não matá - la e sim capturá-la?
R- Porque devemos levar a vítima ao hospital juntamente com a aranha ao hospital para saber qual o soro ela(a vítima) irá tomar, pois, se ela tomar um soro errado ela corre o risco de morte.


* Porque numa estrela-do-mar não podemos identificar o lado esquerdo ou o lado direito?
R - O corpo dos equinodermos é organizado radialmente. os braços de uma estrela-do-mar parecem os raios de uma roda; não há lado direito nem lado esquerdo.


* Porque que na colmeia só existe uma rainha?
R- na colmei só existe uma rainha porque ela é a única fêmea fértil na colmeia inteira e todas as operárias são estéreis, então a rainha tem que ter pelo menos umafilha fertil para  essa ocupar seu lugar quando ela morrer.

Você sabia que ...

O piolho é um inseto.
O piolho faz parte do filo dos artrópodes e também do grupo dos insetos. Se ainda não acredita, pense bem: os insetos possuem três pares de pernas, o piolho também; os insetos tem o corpo dividido em: cefalotórax e abdome, o piolho também.

O caranguejos tem capacidade de regeneração de suas pinças, porém, a partir de um acidente sofrido considerável, não vão sair por aí dizendo que se você pegar uma faca e tirar a pinça do caranguejo vai nascer outra.



Obs...: vocês comentem com algumas perguntas que eu publicarei respondendo elas.

Atividade de Ciências

Atividade de revisão de ciências
Assunto: o filo dos artrópodes e equinodermos.

1º) Em relação aos artrópodes, podemos dizer que: 

a) eles são todos marinhos.
b) nenhum possui antenas.
c) possuem pernas articuladas por isso o nome artrópodes.
d) eles são vertebrados.

2º) Coloque V para verdadeiro e F para falso em relação aos crustáceos.

(    ) entre eles podemos citar o tatuzinho-de-quintal, pitú, lagosta.
(    ) eles possuem a respiração branquial.
(    ) possuem veneno.
(    ) a circulação é aberta.
(     ) a antena serve para a analise química da água e equilíbrio.
(     ) possuem um par de pernas.

3º) Marque a alternativa que diz a respeito dos insetos:
a) tecem teias.
b) são rosas e a cabeça achatada.
c) possuem três pares de pernas.
d) o sangue transporta oxigênio.

4º) Leia as seguintes alternativas:

I - Uma das características dos insetos é ter  três pares de pernas.
II- O camarão possui respiração pulmonar, porque vivem na água.
III- Os insetos possui um par de antenas com função olfativa.
IV - Eles possuem um pigmento azulado, que transporta nutrientes e não oxigênio.

A opção correta é;
a) todas estão corretas.
b) a alternativa IV está errada.
c) todas estão errada.
d) as alternativas I, III e IV estão corretas.

5º) Marque a alternativa que completa a frase:

Uma barata tem um aparelho bucal _________________, a abelha tem o aparelho ________________, o da borboleta tem o ___________________, e o do mosquito é o aparelho ____________________.

a. triturador, lambedor, picador, sugador.
b. lambedor, picador, sugador, triturador
c. triturador, lambedor, sugador, picador

6º) A ciência que estuda os insetos é a :
a) entomologia
b) entoinsetinia
c) pedologo
d) artropodia 

7º) Cite três características dos aracnídeos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8º) Responda:

O nome técnico da sarna e cientifico:
a) ácaro e Tripanossoma Cruzi
b) escabiose e Sarcoptes scabiei.
c) carrapato e arraia.

9º) A lacraia faz parte do grupo dos:
a) aracnídeos
b) quilópodes 
c) equinodermos 
d) diplópodes
e) crustáceos

10º) Os equinodermos é o único filo que possui o sistema ambulacrário. O sistema ambulacrário é:
a) um sistema que existe em todos os animais.
b) não existe porque os equinodermos não possuem a placa madrepórica.
c) a placa madrepórica
d)é quando a água entra pela placa madrepórica e, pelo canal madrepórico, chega ao canal circular. daí é distribuída aos cinco canais radiais enchendo as ampolas. Quando as ampolas ambulacrarias se contraem os pés se dilatam, podendo,assim, eles se movimentarem.

Boa Sorte!


Gabarito

1- letra c
2- V- V-F-V-V-F
3- letra c
4- letra d
5- letra c
6- letra a 
7- pessoal
8- letra b
9- letra b
10- letra d

terça-feira, 30 de junho de 2015

Atividade de Gramática 
Assuntos: verbo transitivo, verbo intransitivo, verbo bi-transitivo, objeto direto e indireto.

1º) Classifique as frases em: verbo transitivo, bi-transitivo e verbo intransitivo.

a) Eu joguei bola na praia - _________________________________________
b) Minha mãe fez bolo de chocolate. - ___________________________________________
c) Eu gosto de matemática - _________________________________________________
d) Ele chegou tarde- __________________________________________________________
e) Minha mãe entregou flores para as crianças carentes. - __________________________________________________________________________

2º) Relacione:

(1) verbo intransitivo          (2) verbo transitivo indireto        (3) verbo transitivo direto   

(   ) Eu acordei cedo.
(   ) Você não fez a atividade!
(   ) Ontem ela brincou muito.
(   ) Meu pai está de férias.
(   ) Eu estudei muito.
(   ) Minha professora escreveu no quadro.

3º) Leia o poema abaixo:

As indagações


              A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas esteja certas.
Mario Quintana
Na oração: "... as perguntas estejam certas." o verbo é:

a) bi-transitivo
b) verbo transitivo direto
c) verbo intransitivo
d) verbo transitivo indireto  
e) verbo intransitivo direto

4º) Em qual das alternativas está incorreta.

a) Eles brincavam na areia - verbo intransitivo 
b) Ela fez bolo com passas - transitivo
c) Eu caminhei muito - verbo transitivo direto
d) A água jorrava - verbo intransitivo

Respostas

1º)  a) verbo intransitivo
       b) verbo transitivo
       c) verbo transitivo
       d) verbo intransitivo
       e) bi-transitivo

2º) (1)  (3)  (1)  (2)   (1)  (3)

3º) b) 

4º) c)