sábado, 4 de julho de 2015

Equações - part. 1


              Bom, eu fiz esse post porque hoje tive prova de matemática é teve muita nota baixa, por isso eu quis ajudar outras pessoas para que elas não enfrentem o mesmo problema.
              Primeiramente vamos conhecer o que é uma equação.  Equação é uma expressão numérica em que você irá ter que descobrir o resultado de um termo desconhecido. Numa equação deve ter sempre uma igualdade, ( que é representada pelo sinal de igual: =) uma incógnita (que representa o termo desconhecido. Ex: x, y). Por exemplo:

a) x+5=10 - aqui temos uma equação.        
b) x+y < y+y - aqui não temos uma equação.

             Como resolver uma equação?

        Resolver uma equação é muito simples, basta reconhecer o 1º e o 2º membro. Aí vem aquela perguntinha: Como assim?
         O primeiro membro é tudo o que vier antes da igualdade e o segundo membro é tudo o que vier depois da igualdade. Ex:

2 + x - 1 = 20

1º membro - nesta equação o primeiro membro é 2 + x - 1;
2º membro - nesta equação o segundo membro é 20;

         Após este reconhecimento, vamos "pegar" as incógnitas e colocar no primeiro membro, como no exemplo acima há somente uma incógnita então o x vai ficar só. E tudo o que não tiver incógnita no primeiro membro vai para o segundo membro trocando o sinal. ( se estiver negativo vai para o segundo membro positivo e se tiver positivo colocamos no segundo membro negativo.) Então vai ficar assim:

x = 20 - 2 + 1

E resolvemos normal. Assim:

x = 18 + 1
x = 19

Então chegamos ao final e podemos dizer que x é igual a 19. E como sabemos que está certo? É simples, vamos substituir o x da equação por 19 se o resultado for 20 estará certo. Ex:

2 + 19 - 1 = 20
21 - 1 = 20
20 = 20

       No próximo post veremos mais sofre equação e como podemos resolver esta: 2x - x = 20.


Beijos! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida comentem

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Curiosidades:

* Se você ou alguém da sua casa for picado por uma aranha, por que é tão importante não matá - la e sim capturá-la?
R- Porque devemos levar a vítima ao hospital juntamente com a aranha ao hospital para saber qual o soro ela(a vítima) irá tomar, pois, se ela tomar um soro errado ela corre o risco de morte.


* Porque numa estrela-do-mar não podemos identificar o lado esquerdo ou o lado direito?
R - O corpo dos equinodermos é organizado radialmente. os braços de uma estrela-do-mar parecem os raios de uma roda; não há lado direito nem lado esquerdo.


* Porque que na colmeia só existe uma rainha?
R- na colmei só existe uma rainha porque ela é a única fêmea fértil na colmeia inteira e todas as operárias são estéreis, então a rainha tem que ter pelo menos umafilha fertil para  essa ocupar seu lugar quando ela morrer.

Você sabia que ...

O piolho é um inseto.
O piolho faz parte do filo dos artrópodes e também do grupo dos insetos. Se ainda não acredita, pense bem: os insetos possuem três pares de pernas, o piolho também; os insetos tem o corpo dividido em: cefalotórax e abdome, o piolho também.

O caranguejos tem capacidade de regeneração de suas pinças, porém, a partir de um acidente sofrido considerável, não vão sair por aí dizendo que se você pegar uma faca e tirar a pinça do caranguejo vai nascer outra.



Obs...: vocês comentem com algumas perguntas que eu publicarei respondendo elas.

Atividade de Ciências

Atividade de revisão de ciências
Assunto: o filo dos artrópodes e equinodermos.

1º) Em relação aos artrópodes, podemos dizer que: 

a) eles são todos marinhos.
b) nenhum possui antenas.
c) possuem pernas articuladas por isso o nome artrópodes.
d) eles são vertebrados.

2º) Coloque V para verdadeiro e F para falso em relação aos crustáceos.

(    ) entre eles podemos citar o tatuzinho-de-quintal, pitú, lagosta.
(    ) eles possuem a respiração branquial.
(    ) possuem veneno.
(    ) a circulação é aberta.
(     ) a antena serve para a analise química da água e equilíbrio.
(     ) possuem um par de pernas.

3º) Marque a alternativa que diz a respeito dos insetos:
a) tecem teias.
b) são rosas e a cabeça achatada.
c) possuem três pares de pernas.
d) o sangue transporta oxigênio.

4º) Leia as seguintes alternativas:

I - Uma das características dos insetos é ter  três pares de pernas.
II- O camarão possui respiração pulmonar, porque vivem na água.
III- Os insetos possui um par de antenas com função olfativa.
IV - Eles possuem um pigmento azulado, que transporta nutrientes e não oxigênio.

A opção correta é;
a) todas estão corretas.
b) a alternativa IV está errada.
c) todas estão errada.
d) as alternativas I, III e IV estão corretas.

5º) Marque a alternativa que completa a frase:

Uma barata tem um aparelho bucal _________________, a abelha tem o aparelho ________________, o da borboleta tem o ___________________, e o do mosquito é o aparelho ____________________.

a. triturador, lambedor, picador, sugador.
b. lambedor, picador, sugador, triturador
c. triturador, lambedor, sugador, picador

6º) A ciência que estuda os insetos é a :
a) entomologia
b) entoinsetinia
c) pedologo
d) artropodia 

7º) Cite três características dos aracnídeos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8º) Responda:

O nome técnico da sarna e cientifico:
a) ácaro e Tripanossoma Cruzi
b) escabiose e Sarcoptes scabiei.
c) carrapato e arraia.

9º) A lacraia faz parte do grupo dos:
a) aracnídeos
b) quilópodes 
c) equinodermos 
d) diplópodes
e) crustáceos

10º) Os equinodermos é o único filo que possui o sistema ambulacrário. O sistema ambulacrário é:
a) um sistema que existe em todos os animais.
b) não existe porque os equinodermos não possuem a placa madrepórica.
c) a placa madrepórica
d)é quando a água entra pela placa madrepórica e, pelo canal madrepórico, chega ao canal circular. daí é distribuída aos cinco canais radiais enchendo as ampolas. Quando as ampolas ambulacrarias se contraem os pés se dilatam, podendo,assim, eles se movimentarem.

Boa Sorte!


Gabarito

1- letra c
2- V- V-F-V-V-F
3- letra c
4- letra d
5- letra c
6- letra a 
7- pessoal
8- letra b
9- letra b
10- letra d