Equações - part. 1
Bom, eu fiz esse post porque hoje tive prova de matemática é teve muita nota baixa, por isso eu quis ajudar outras pessoas para que elas não enfrentem o mesmo problema.
Primeiramente vamos conhecer o que é uma equação. Equação é uma expressão numérica em que você irá ter que descobrir o resultado de um termo desconhecido. Numa equação deve ter sempre uma igualdade, ( que é representada pelo sinal de igual: =) uma incógnita (que representa o termo desconhecido. Ex: x, y). Por exemplo:
a) x+5=10 - aqui temos uma equação.
b) x+y < y+y - aqui não temos uma equação.
Como resolver uma equação?
Resolver uma equação é muito simples, basta reconhecer o 1º e o 2º membro. Aí vem aquela perguntinha: Como assim?
O primeiro membro é tudo o que vier antes da igualdade e o segundo membro é tudo o que vier depois da igualdade. Ex:
2 + x - 1 = 20
1º membro - nesta equação o primeiro membro é 2 + x - 1;
2º membro - nesta equação o segundo membro é 20;
Após este reconhecimento, vamos "pegar" as incógnitas e colocar no primeiro membro, como no exemplo acima há somente uma incógnita então o x vai ficar só. E tudo o que não tiver incógnita no primeiro membro vai para o segundo membro trocando o sinal. ( se estiver negativo vai para o segundo membro positivo e se tiver positivo colocamos no segundo membro negativo.) Então vai ficar assim:
x = 20 - 2 + 1
E resolvemos normal. Assim:
x = 18 + 1
x = 19
Então chegamos ao final e podemos dizer que x é igual a 19. E como sabemos que está certo? É simples, vamos substituir o x da equação por 19 se o resultado for 20 estará certo. Ex:
2 + 19 - 1 = 20
21 - 1 = 20
20 = 20
No próximo post veremos mais sofre equação e como podemos resolver esta: 2x - x = 20.
Beijos! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida comentem
Legal, entendi bem como você explicou xD
ResponderExcluirMas x+y<y+y não é uma desigualdade?
ResponderExcluir